domingo, 18 de julho de 2010

Espírito de Peter Pan

Discutindo com o meu Amigo e Personal Filosofo Moisés Prado do dizai(visita lá que vale super a pena), sobre as lógicas e falta de lógica das coisas da vida,chegamos a uma conclusão... A juventude de hoje perdeu o espírito de Peter Pan que nós tinhamos na nossa época. Não que faça muito tempo que passei dessa fase mas a 10 anos atrás tudo era tão diferente.

Menina brincava de boneca, menino jogava bola, as brincadeiras favoritas eram queimada, rouba bandeira, pique esconde, já existia computador, mas a febre das mídias sociais ainda não deixavam ninguém doente e obssecado por esse universo paralelo.

Tinha um espírito de Peter Pan, não por que não queriamos crescer, mas porque não tinhamos pressa alguma pra isso. Tudo era ao seu tempo, cada experiência e momento no seu lugar. Não que as coisas fosse mais fáceis, mas tinhamos mais calma para esperar que as coisas acontecessem. Segundo o Moisés, o que acontece hoje é um "atropelamento" de etapas. Falta paciência para esperar (Confesso que eu com toda certeza já tive vontade de atropelar as coisas, e até hoje tento atropelar,mas acho que já é um problema da raça humana).

Talvez isso seja só nostalgia, se pensarmos bem, hoje dizemos frases que provavelmente nossos pais diziam como: No meu tempo não era assim, ou, ai que saudade dos meus poucos anos...rs!
Daqui a um tempo, faremos a mesma coisa, hoje criticamos nossos irmão, primos ou vizinhos mais novos, aqueles que vestem umas calças coloridas, cantam músicas com uma letra boba, e não sabem apreciar as coisas boas da vida. Amanhã, criticaremos nossos filhos e netos, dizendo o mesmo que nossos pais diziam. (Volto a dizer que não é discriminação, mais uma vez citando meu personal filosofo, não podemos chamar de discriminação aquilo que na verdade é preferência)

Talvez não seja só nostalgia, talvez seja só essa dificuldade do ser humano de não aceitar prontamente o diferente, esse pré-conceito (no sentido de conceito pré estabelecido, não no sentido deturpado que aponta para discriminação) do novo.

Bom é isso, e viva a diferença. Viva a saudade do Espirito de Peter Pan que existia em cada criança, hoje nostalgica e pensativa: PORQUE MEU DEUS, PORQUE ESSA JUVENTUDE SE PERDEU?!

....................................................................
- Agradecimentos ao meu amigo Moisés, minhas conversas com você sempre são as mais filosoficas possiveis.
- Sambinha ontem Bom de mais...
- Bjus me twitta @Thamirislopes

5 comentários:

Mariana Borges disse...

Bravo, bravo, bravíssimo!!!

Jean Piter disse...

"Todas as crianças crescem, menos uma".

Outro dia, acordei com um sensação de que tinha voltado no tempo e que eu tinha oito anos, estava frio, seis horas da manhã e eu com preguiça de acordar. Pena que acordei.

Me deu saudade de tudo. Sempre tenho saudade de tudo. Se eu fosse um sentimento, eu seria a saudade.

As vezes, sou ingênuo como o Goku. Chego a ser muito lerdo. Custo enteder certas coisas. Estou sempre inclinado a acreditar na bondade das pessoas. Me falta maldade, malícia... E quase sempre estou quebrando a cara. As vezes, queria que não fosse assim. Mas bem, ser assim, de alguma forma, me impede de "crescer". É o espírito de Peter Pan. No meu caso Piter Pan. Uma sina.

beijodequemteama

Bruno Campos disse...

A vida segue de forma cíclica, as vezes supreendente. Aqueles que um dia diziam que não seriam como os pais, que "acompanhariam" os jovens se vêem na posição que diziam não tomar.

muito escutei quando era mais novo, que quando fosse ficra mais velho entederia as atitudes de meus pais, e hoje cada vez mais entendo. Não somos forçados a gostar, apoiar a juventude "perdida" de hoje, da mesma forma que nossos pais não apoiavam a nossa. Sou da época de rock 'n roll, skate na mão dando rolé em savassi. Sou da época em que se brincava de pique esconte com 12 anos. Sou da época que se romantizava o primeiro beijo, o primeiro romance.

Banalização. Talvez seja essa a palavra mor do sec. XXI. A informação vem com tanta facilidade, seja pela TV a cabo, seja pela internet, que inpossibilita descobertas novas. As informações vem prontas e mastigadas e de fácil acesso. Um menino de 11 anos consegue acessar a pornografias que eu nem sonhava existirem com essa idade. O despertar amoroso (e porque não, sexual) aparece muito mais cedo. E sem dúvida mais banalizado.

Banalização.

P.S. - Jean Piter, por mais que quebremos a cara, será que não vale a pena buscar ver a bondade nas pessoas? Coloquemos a cara a tapa! Arrisquemos nos ferirmos! De cabeça erguida que de nós só veio bondade! A mesma bondade que esperamos de nossos próximos!

Moisés Prado disse...

Brigado pelos citaçoes carinhosas Thamiris! Vc é 10, gosto demais de conversar contigo tbm meu anjo...

"Saudade é a alma dizendo para onde ela quer voltar"...

Assim diz o Rubem Alves. Muitas vezes penso nisso, e sempre essa frase se encaixa de alguma forma...

Voltar a ser crinça, o que buscamos nisso? eu diria que é a certeza de saber q tudo pode ser mais leve, alegre, feliz... E isso é tudo o que buscamos, ter o "Espirito de Peter Pan" (como vc disse muito bem no texto).

Nosso mundo nos ensina que ser criança é algo ruim, e que quando adultos devemos mudar em tudo. Acho que nao tem mal maior do que acreditar nisso, mas sem perceber, infelizmente muitas vezes acreditamos; o incrivel é que dentro de nós essa criança nao morre e quer sair, se mostrar, viver...

Ser criança é nao ter máscaras, é ser livre, é a maior expressao de liberdade. Nao podemos perder isso! Viver sem ter vergonha de sorrir...

Vejo cada vez mais as geraçoes atuais nao viverem isso, como conversamos. Elas, literalmente, brigam se as chamamos de crianças... Sao equipadas com celulares, orkuts, msns, twitters, etc. É mais do que mudança de geraçoes, isso é mais proximo de patologia mesmo...

Fecho repetindo sua frase final:

"Viva a saudade do Espirito de Peter Pan que existia em cada criança, hoje nostalgica é pensativa: PORQUE MEU DEUS, PORQUE ESSA JUVENTUDE SE PERDEU?!"

PS: Piter Pan (Jean Piter), gostei do "ingênuo como o Goku"! kkkkk...
Vc nao está contaminado com o mal do mundo, meu caro, ter a "malícia" como regra pra tudo e pra todos! Nao queira mudar isso, comemore!

Jean Piter disse...

Saudações Bruno Campos
Saudações Moisés Prado

Aprendi que se eu mantiver o coração puro, sempre poderei caminhar nos céus.

Sigam os bons!

Um abraço